Skincare

Peptídeos: a chave secreta para cuidados antienvelhecimento da pele

No mundo dos ingredientes de cuidados antienvelhecimento da pele, existem alguns agentes sobre os quais os especialistas falam o tempo todo: retinol , ácido hialurônico e antioxidantes. E embora os peptídeos não estejam necessariamente sempre no topo da lista, eles são mais comumente usados ​​(e mais eficazes) do que você imagina. Continue lendo e saiba por que um cosmético com peptídeos deve fazer parte da sua rotina de skincare.

O que são peptídeos

Peptídeos são cadeias curtas de aminoácidos que atuam como mensageiros químicos e têm a capacidade de entrar nas células. Uma vez que atingem o interior de uma célula, eles reparam os tecidos em seu nível celular. Essa capacidade de direcionar o corpo para se curar é o que dá aos peptídeos a capacidade de fornecer benefícios antienvelhecimento.

Peptídeos combatem o estresse oxidativo

Um dos maiores benefícios dos peptídeos para o envelhecimento da pele é sua capacidade de ajudar o corpo a combater o estresse oxidativo, que desempenha um papel importante no aparecimento de linhas finas e rugas. Na prática, isso se refere à capacidade de neutralizar uma molécula potencialmente perigosa que pode ocorrer no corpo: os radicais livres, também conhecidos como espécies reativas de oxigênio.

Peptídeos estimulam o colágeno

À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui naturalmente. Quando combinado com o fato de que também há um aumento na quebra de colágeno na pele, é essencial ajudar a sustentar a pele, pois ajuda a se sustentar.

Essencialmente, o colágeno (junto com a elastina) é encontrado na derme da pele, que é a camada intermediária da pele. O colágeno é um dos principais componentes para dar à pele sua estrutura, bem como sua capacidade de se recuperar e parecer jovem. Ele forma uma matriz de apoio, e é por isso que as crianças têm aquelas bochechas lindas, enquanto as bochechas de pessoas maduras parecem mais afundadas.

Qualquer coisa que você possa fazer para ajudar a aumentar a produção de colágeno será bom para preocupações relacionadas à idade. Mais colágeno no rosto pode tirar anos de sua aparência e  fazer você se sentir mais confiante e radiante.

LEIA +

Peptídeos ajudam a acalmar a pele

A irritação é uma resposta natural a uma grande variedade de estímulos que podem acontecer ao corpo. Essa irritação pode levar a muitas reações diferentes, algumas das quais podem afetar a aparência da pele. O vermelhidão é uma reação comum, especialmente relacionada à exposição ou sensibilidade ao sol. O uso de certos tipos de peptídeos tópicos pode ajudar a aliviar a irritação e auxiliar a pele a ser menos reativa.

A irritação também é uma resposta comum às bactérias. Embora os peptídeos não afetem diretamente a ocorrência de erupções cutâneas, sua capacidade de ajudar outras partes da pele o torna mais saudável em geral. A pele saudável e feliz é naturalmente menos vermelha e mais jovem! A irritação também é uma resposta comum aos radicais livres e ao estresse oxidativo, e é por isso que os peptídeos também podem ser tão úteis nesse sentido! É um ingrediente completo para muitas condições do envelhecimento da pele.